terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Universidade Federal do Piauí – EAD/UFPI Polo: Simões – PI
Curso: Pedagogia / Disciplina: História da Educação
Tutores a distância: Vilma Mesquita      Presencial: Lídia Sousa
Aluna: Josefa Costa Neta e Silva

MINHA VIDA ESCOLAR

Figura 1 Josefa Costa Neta e Silva
Fonte: Arquivo Pessoal













Sou Josefa Costa Neta, terceira filha do casal Luiz João da Costa e Jovina Josefa da Conceição Costa, nasci no interior de de São Julião - PI, cujo nome é de um antigo morador do local que começou a ser povoado em torno de 1865 por povos vindos em sua maioria, do Ceará e Pernambuco. Isso, na época em que nascia Teresina e o Nordeste perdia a liderança econômica para o Sudeste; E o país já no final do Império, com ideais republicanos.
O local foi se desenvolvendo aos poucos, pertenceu a Jaicós até 1934 ; depois a Fronteiras até sua emancipação política em 1960, período em que o estado favorecia a criação de Vilas e transformação destas em cidades, era também o ano da inauguração de Brasília. Aos 10.11.1963 quando nasci, o município estava a três anos de sua emancipação, época em que o país vivenciava o golpe militar de 1964.
Hoje é um Pequeno município, com uma população em torno de sete mil habitantes.  Perfazendo o sul e parte oeste da paisagem urbana, encontra-se um açude (o açude São Julião), uma das maravilhas do lugar que faz parte da memória afetiva dos filhos da terra, inclusive da minha, visto que nasci e cresci convivendo com essa bela paisagem.



Figura 2  Açude São Julião em época de chuva, 2011
Fonte: Arquivo Pesssoal


Pretendo relatar sobre as fases da minha vida escolar, do Ensino Fundamental ao Ensino Superior.


EDUCAÇÃO INFANTIL
Minha educação infantil foi informal. Mas foi um período proveitoso porque tive liberdade para brincar. Participava de muitas brincadeiras populares junto com meus irmãos e outras crianças da redondeza. Quando bem pequena, lembro que gostava muito de ouvir meu pai cantar trechinhos de música popular tipo vaquejada, assim:

Quando é no mês de novembro
Dando a primeira chuvada
Reúne-se a vaqueirama
Em frente à casa caiada
Vão olhar no campo pasto
Se a rama já está fechada

ENSINO FUNDAMENTAL
 (Primário)
Entrei no Ensino Regular com sete anos, fiz 1ª e 2ª séries na Escola Joaquim Baldoíno, e 3ª e 4ª séries na Unidade Escolar Escola Alice Rocha, ambas na cidade de são Julião-Piauí.
Lembro que para entrar na 1ª série do Primário, tinha que saber fazer um cabeçalho completo que incluía o nome da escola, data e outros dados, tarefa considerada muito difícil. Como já estava mais ou menos alfabetizada em casa pelo incentivo de meu pai, aula particular de uma tia, e também pelo contato com meus dois irmãos mais velhos que já frequentavam a escola, não tive tantas dificuldades. Desse período tenho vagas lembranças.
Lembro que não frequentávamos a escola regularmente o ano todo devido acompanhar nossos pais para plantio em local mais distante da cidade na época das chuvas. Eram duas moradas, conforme inverno e verão. 
Nesses intervalos, frequentávamos algumas escolas isoladas que funcionava por ali, enquanto não voltávamos para o Ensino Regular da cidade.  
Naquela época, funcionava o castigo de ficar de joelhos para quem não dava conta da lição (leitura). Mas lembro com carinho da professora Dona de Lourdes (2ª série) que mesmo desenvolvendo ensino tradicional, era uma pessoa meiga e dinamizava suas aulas com músicas, dando oportunidade a os alunos de cantar livremente

Figura 3, aos 08 anos,   1972
Fonte: Arquivo Pessoal


Figura 4 Com D. de Lourdes, 2013
Fonte: Arquivo Pessoal











                                                 
 (Ginásio)
Após concluir o primário, como na minha cidade não havia oferta de estudos de 5ª a 8ª, com apenas onze anos tive que ir à cidade de Picos-Piauí, para ingressar na 5ª série do Ginásio. Estudei na Escola Marcos Parente durante o ano de 1975. Fui aluna do Professor Ozildo Albano, figura inesquecível para os picoenses. Ele ministrava aulas de Estudos Sociais com uma explanação bem legal sobre as características dos estados brasileiros que eu gostava muito, e aplicava questionários que eu estudava e me saía bem nas provas.


Figura 6  Aos 11 anos, 1975
Fonte: Arquivo Pessoal


Figura 7 Escola Marcos Parente
Fonte: Google imagens


















Não sendo possível concluir o Ginásio ali, parei de estudar um ano e depois me ingressei na Unidade Escolar Cenecista Aurino Nunes de Primeiro Grau - São Julião, onde conclui da 6ª a 8ª série. Desse período, além das aulas de Ensino religioso e de Língua Portuguesa, o que mais me marcou foram as atividades esportivas das quais eu participava na escola. Lembro que junto com uma turminha e coordenado pela Professora Teresinha Pinheiro com apoio da Diretora Nalgésia, participei de campeonatos em São Julião e em cidades vizinhas como Fronteiras, Padre Marcos e Alegrete (ainda pertencente a São Julião-PI). Nessa escola, atuava como secretário, uma pessoa especial que teve influência na minha vida estudantil, como amigo e conselheiro, o Sr. Fransquim Joaquim sobrinho.


Figura 9  7 de setembro S Julião-PI 1977
Fonte: Arquivo Pessoal de Josefa Costa



                                                                                                           
Figura 8 U E Aurino Nunes S Julião 6ª série
Fonte: Arquivo Pessoal de Fátima Costa, 1977






                 
ENSINO MÉDIO
Magistério

Em 1980, após concluir o Ginásio, retornei a Picos e me ingressei no 1º ano básico, na Escola Normal Oficial de Picos. Não me adaptei ao local onde morava e parei de estudar aquele ano, retornado em 1981 na mesma série. A escola que anteriormente era muito rígida, tendo como diretora a popular Dona Zizi, ainda não funcionava em prédio próprio, e encontrava, digamos assim, numa fase de transição: Alguns professores veteranos se afastavam para outras atividades dando lugar a pessoal mais novato. Lembro-me de muitos professores, entre eles da Professora de História (Eunice), de Português (Geralda), do exigente professor de Redação (Pedro), e do professor Manoel Vieira com sua Literatura.
 Era uma escola que desenvolvia um trabalho muito responsável, havia a tradicional missa da normalista, da qual participei e amei; bem como a promoção de eventos e palestras importantes. O estágio supervisionado era requisito básico para conclusão do curso, através do qual tínhamos contato com docentes experientes e com a dura realidade de sala de aula em escola de periferia. Não era mais exigido o uso da bata  nos estágios como anteriormente, mas os portões eram fechados e desfilar no dia 7 de setembro era norma. Aliás, durante toda a educação básica participei em desfiles.
                                                                                                                                                           
Figura 11 Escola Normal Oficial de Picos
Fonte: Google imagens
                                                                                                                                                      
       
Figura 10 Desfile das Normalistas
Fonte: História e Memória  ENOP, 2007




ENSINO SUPERIOR

Após concluir o magistério, me acomodei um pouco, tinha poucas perpectivas de estudo, até mesmo pelo fato de não haver universidade por perto.  Fiquei 12 anos sem estudar. Durante esse período, tive filhos e entrei para o magistério através de concurso púbico estadual para minha cidade. Até o período em que o Polo da UESPI se estendeu para a cidade de Fronteiras-PI em 1998. Pensava em fazer Pedagogia, mas não era oferecido na época. Entre os cursos que tinha, optei por Letras/ Português. Amei fazê-lo. Era uma turma de alunos esforçados, a mais unida, a mais politizada, enfim. Estudei junto com três colegas da minha cidade: Professor Assis, Professora Eliana e Professora Shirleide. Além de outra turminha que participava dos outros cursos e com quem viajamos juntos todos os períodos de férias para estudar. Ali, pude conhecer e conviver com ótimas pessoas dos municípios de Pio IX, Alagoinha do Piauí, Fronteiras e Caldeirão Grande. Tive a oportunidade de ter como professores, pessoas que estudaram comigo na Escola Normal de Picos, a exemplo da Professora Joselita, também conheci ótimos professores como o professor Veloso, o professor Notato que nos acompanhou ao encontro com Patativa do Assaré (ainda vivo), a professora Carla Valéria com a qual realizamos o evento de Letras. Bem como as professoras Francisca Rosa, Marli Veloso e Marlene, as quais nos acompanharam até a aula da saudade. Somente em 2001 conclui minha graduação em Letras/Língua Portuguesa.
Figura 13 Graduação Letras/Português 201
Fonte: Arquivo Pessoal
                                                                                                                                                                        
Figura 12 Turma de Letras UESPI, 2001
Fonte: Arquivo Pessoa



ESPECIALIZAÇÃO
Logo após, fiz especialização em Linguística pela UFPI.  Tenho atuação na área por pouco tempo, devido ter ocupado por algum tempo, cargos de gestão em escolas estaduais do meu município, quando também tive a oportunidade de fazer Especialização em Gestão Escolar pela Fundação Trajano Neto e Supervisão Escolar pela Facinter.
Figura 14 Certificado de Especialização em Linguística UFPI 2004




                                                            
Figura 15 Certificado de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar
Facinter 2011
                                            

Como sempre tive em mente fazer Pedagogia e também pelo fato de ter perdido oportunidade por não ter esse curso, resolvi ingressar na UAPI, cursar Pedagogia e nunca parar de estudar.



Foi prazeroso desenvolver esse trabalho. Pesquisar aspectos da memória estudantil  favorece o encontro do indivíduo consigo mesmo e a descoberta da própria identidade. Até pouco tempo não tinha a consciência de que nasci e vivi minha infância e adolescência em um período marcante na história do nosso país que foi a Ditadura Militar, bem como não tinha a devida compreensão de que certos aspectos que vivenciei tinha relação direta com o regime governamental.  Esse estudo e a própria disciplina História da Educação me ajudam a confirmar isso. .Gostaria de ter tido mais tempo para organizá-lo melhor, incluindo mais algum dado ou fato. Mesmo assim valeu a pena





Nenhum comentário:

Postar um comentário